Receita de Rapadura: Uma Delícia para Fazer com o Filho no Dia das Crianças!

Fala, meu povo! Hoje eu trouxe uma ideia arretada pra você fazer junto com a criançada no Dia das Crianças, que tá chegando. Que tal preparar uma rapadura caseira? Aqui na nossa terrinha nordestina, quem não ama um docinho de rapadura? É tradição, é sabor e, o melhor de tudo, é uma ótima oportunidade de estreitar os laços de família!

A rapadura é bem mais do que um doce, ela é feita a partir do caldo da cana-de-açúcar. A rapadura tem um gostinho que lembra o nosso sertão e os momentos em família. Então chama as crianças pra passar um tempo de qualidade juntinho!

Ingredientes que Você Vai Precisar

Antes de começar a brincadeira, vamos conferir o que você precisa. Espia só:

  • 2 litros de caldo de cana
  • 1 pitada de sal (pra dar uma quebrada na doçura e realça o sabor)
  • 1 forma de vidro ou de alumínio untada (pra colocar a rapadura depois)

Mão na Massa!

Agora que já temos tudo, é hora de colocar a mão na massa.

  1. Começo da Preparo: Coloque o caldo de cana em uma panela grande. Aqui, você pode chamar seu filho pra ajudar, mas sempre de olho pra não deixar derramar!
  2. Fogo na Brasa: Acenda o fogo e deixe a mistura cozinhar. É importante que esteja em fogo médio. Aqui é bom dar aquela lição pra criançada: explica que tem que ter paciência, porque tudo que é bom leva tempo.
  3. Desencalhando a Canela: Quando a mistura começar a ferver, é hora de começar a mexer
  4. Teste do Ponto: Depois de mais ou menos 40 minutos, fique de olho na mistura. O ponto certo da rapadura é aquele que, ao colocar uma colher em um copo d’água, forma uma bolinha que não se desmancha.
  5. O Segredo do Sal: Quando perceber que tá quase lá, é hora de adicionar a pitada de sal, que pode ser feito pela criançada com todo o cuidado. Isso faz toda a diferença no sabor!
  6. Hora de Moldar: Depois de chegar no ponto desejado, é só despejar a mistura na forma previamente untada. Deixe esfriar por algumas horas até que fique durinha.
  7. Bora Saborear! Quando a rapadura estiver firme, corte em pedacinhos e sirva!

E aí, depois de todo esse trabalho, é só saborear a rapadura caseira. Pode até preparar um lanche da tarde. Tenha certeza de que esse momento vai ficar guardado na memória de vocês, e quem sabe vocês não crie uma nova tradição em família?