RECEITA: CALDINHO DE CAMARÃO

Ah, o caldinho de camarão! Se tem um petisco que é a cara do Nordeste mais do que ele, eu desconheço. Na praia ou no Bode do Nô, o caldinho aquece o coração da gente até nos dias mais quentes. A tradição é clara, faça chuva ou faça sol, essa combinação é de lei. O sabor do caldinho sempre traz um gostinho de casa, e pra quem não é daqui, cada colherada é uma viagem aos sabores do nosso Nordeste. Agora, sem enrolação! Bora aprender a fazer essa delícia que é perfeita para compartilhar com a família e os amigos!

Ingredientes:

– 500g de camarões limpos

– 1 cebola média picada

– 2 dentes de alho picados

– 2 tomates maduros picados

– 1 litro de caldo de peixe (ou água)

– 1 colher de sopa de azeite de oliva

– 1 colher de sopa de extrato de tomate

– 1/2 xícara de leite de coco (opcional)

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– Limão para servir

Instruções:

1. Preparar os ingredientes: Se ainda não tiver limpado os camarões, retire as cascas e as cabeças, deixando só a carne. Reserve bem para não perder o sabor.

2. Refogar os temperos: Em uma panela bem grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Jogue a cebola e o alho e refogue até ficarem douradinhos.

3. Adicionar os tomates: Coloque os tomates picados e deixe cozinhar até eles desmancharem. Adicione o extrato de tomate e misture tudo.

4. Incluir o caldo: Adicione o caldo de peixe ou a água, e deixe ferver.

5. Cozinhar os camarões: Com o caldo borbulhando, coloque os camarões e deixe cozinhar por cerca de 5 a 7 minutos, ou até ficarem rosadinhos. Se você gosta de um sabor mais cremoso, coloque o leite de coco agora.

6. Ajustar o tempero: Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Se quiser, pode colocar pimenta dedo-de-moça pra dar aquele tchan a mais! Deixe cozinhar mais um pouquinho se preferir um caldo mais encorpado.

7. Servir: Desligue o fogo e sirva o caldinho bem quente em cumbucas. 

Dicas:

– Você pode incluir outros temperos, como coentro, que é um clássico do nosso sabor nordestino.

– E não esquece: com um caldinho desses, uma boa conversa e um pouco de música regional, a festa tá feita! Bom apetite!