Vamo simbora falar de um assunto que é de lamber os beiços e que é bem a cara do nosso Nordeste: a culinária! Não é à toa que a comida nordestina fez um tour pelo Brasilzão e hoje tá nos cantinhos mais variados desse país. Quando se menciona comida do Nordeste, a gente logo lembra da famosa feijoada, do icônico baião de dois e, claro, do acarajé, isso é fato!
O que acontece é que as delícias do Nordeste têm um sabor tão arretado que em pouco tempo elas dominaram os paladares espalhados pelo Brasil. Nossas festas juninas, por exemplo, são um verdadeiro banquete com os melhores pratos do sertão. O milho, que é o rei da festa, vira pamonha, canjica e até bolo de milho. E quem nunca provou um mugunzá, hein?
No Rio de Janeiro, o acarajé já virou um petisco do dia a dia nas barracas de comida de rua. E não para por aí, não! A carne de sol com macaxeira também garantiu seu espaço em muitos restaurantes de São Paulo, fazendo o povo paulista se apaixonar pelos sabores da nossa culinária.Olha, já vi muito chef por aí se inspirando na mistura de sabores nordestinos pra criar pratos chiques que deixam a gente com água na boca!
E não podemos esquecer a influência da nossa culinária no mundo dos doces. Nosso patrimônio Cultural de Pernambuco, o bolo de rolo, já conquistou o coração de muito brasileiro e tá espalhado por todo canto, ganhando caras e sabores diferentes.
Então, se você ainda não experimentou essas delícias, tá perdendo tempo! A culinária nordestina não é só comida, é história, é cultura, é a nossa herança.